sexta-feira, 2 de julho de 2010

Esse é o texto de hj do blogg do Felipe Andreoli. Li e amei, não só pq é um texto lindo, mas pq concordo com tudo o que ele disse, como se fosse eu mesma dizendo.
Eu tbém estou triste, todo o Brasil está triste. Mas com a dor, tristeza, incerteza, eu e todo mundo que mora nesse país já está se acostumando. A gente só não pode se acostumar apenas com isso, como se a vida fosse só isso.
O Hexa é como qualquer outro sonho que a gente alimenta no coração:  constrói, sofre, adia, retoma, demorar, sofra mais um pouco...mas qdo menos se espera, ele acontece...

RUMO AO HEXA....

Felipe Andreoli






Não, o título não está errado como o anúncio do Extra, na Folha de São Paulo. Rumo ao hexa, em 2014, ou em 18, 22….

Eu sou brasileiro. Sou torcedor brasileiro. Mas sou daquele que torce sempre à favor, nunca contra. Daquele que sempre acha que o Brasil é favorito e pode ganhar. Afinal de contas, somos e depois da Copa ainda seremos, os maiores vencedores da história do Mundial. Pra mim não importa se o técnico é rabugento, grosseiro, feio, com cara de mau. Eu sou Brasil. Não me importa se os jogadores ganham milhões, doam pra igreja, enquanto muita gente boa ganha menos. Eu sou Brasil. Eu sempre torço para o Brasil, nunca contra. Eles são os representantes da torcida no campo, são os brazucas pelos brazucas. E eu, de certa forma, me sinto o representante do torcedor brazuca na imprensa, pois trabalho em um programa que me dá liberdade para isso. Portanto, me sinto como um dos nossos jogadores, triste, trancado no meu quarto, ouvindo buzinas e vuvuzelas laranjas nas ruas, vendo que Uruguai ou Gana (ainda na prorrogação) não segurariam o Brasil. Bom, talvez os boleiros não estejam vendo jogo. Querem distância da Copa.

Acompanhei a Seleção desde o início das eliminatórias, devo ter ficado de fora de 3, 4 jogos no máximo. Eu vi belas vitórias: 3 a 0 no Chile, em Santiago, 4 a 1 no Uruguai, em Montevidéu, e claro, a melhor, 3 a 1 na Argentina, em Rosário. No Paraguai, tomei soco nas costas de torcedores, dizendo que o Brasil queria roubar o Paragua (no caso, a hidrelétrica de Itaipu), escapei de apanhar de um bando de chilenos que nos cercaram fora do estádio quando viram que éramos brasileiros, fomos expulsos pela Federação Uruguaia no Estádio Nacional, só porque comemoramos efusivamente os 2 primeiros gols do Brasil, e por fim, na Argentina fomos vítimas da ironia e sarcasmo por parte de alguns da Federação, que fizeram de tudo para a gente entrar no meio da torcida argentina e não na nossa torcida. Sem contar que depois do jogo, nos bares, não nos serviram uma cervejinha, pra celebrar. Talvez por esses motivos eu esteja ainda mais chateado, não como alguns brasileiros que estavam bêbaços do lado de fora do estádio, querendo saber em que lugar era a festa hoje. Eu não os culpo, estão aqui pra curtir, e futebol não é a coisa mais importante do mundo. Mas eu estou mal, não quero e não vou sair. Não quero ver a festa dos outros.

Tive acesso à zona mista após a partida, o que me deixou ainda mais acabrunhado. Jogadores com os olhos vermelhos, cara de choro, choro de cara, como Julio César. Essa era uma Seleção que se importava muito com o título, unidos, todos dedicados, acreditando seriamente na conquista, como eu. Talvez aí esteja um erro, acreditar demais, sei lá. A chave nos favorecia, tava tudo lindo pro caminho ruma à final, Gana ou Uruguai na semi…haha… é nosso. Talvez os jogadores tenham pensado assim também. Aquela zona mista deu vontade de abraçar os caras e chorar. Até o Felipe Melo falou. Fez merda, atrapalhou o time, mas ao menos foi macho de chamar a responsa. Julio César também chamou, ele estava devastado. Vai lembrar por muito tempo do primeiro gol da Holanda. Aliás, pelo segundo tempo, eles mereceram a vitória. Nós tivemos a chance de matar o jogo no primeiro tempo, mas…E vale lembrar que o SE não joga no futebol. Porque SE aquela bola do Kaka, no ângulo, entra…


Em 2014, estarei de novo torcendo pela Seleção Brasileira, com qualquer técnico, qualquer jogador, e sempre a favor. Quem acha que tenho que xingar e “zuar” jogadores e comissão técnica, muda de canal, lê outro texto, não gosto de gente assim, amarga.

E ao fim dessa coluna, quando acabo de escrevê-la, vejo mais um lance sensacional nessa Copa, último lance da prorrogação, mão uruguaia, expulsão, Gana na semi? Trave…e o Uruguai passa…e nóis não…aí, como dói….


Daqui uns 1600 dias, rumo ao hexa, novamente.


Agora, de olho em uma decisão mais importante, a eleição 2010.


Felipe

Nenhum comentário: