quarta-feira, 1 de setembro de 2010

o silêncio dos bons, ou a única voz que se ouve, a dos maus???

"A menos que vocês provem para mim pela Escritura e pela razão que eu estou enganado, eu não posso e não me retratarei. Minha consciência é cativa à Palavra de Deus. Ir contra a minha consciência não é nem correto nem seguro. Aqui permaneço eu. Não há nada mais que eu possa fazer. Que Deus me ajude. Amém."


Este foi um trecho da resposta de Martin Lutero, àqueles que tentatvam forçá-lo a se retratar a respeito de tudo o que fora exposto de mais podre na Igreja Católica Romana da época. As 95 teses afixadas no dia 31 de outubro de 1917, na porta da igreja do Castelo de Wittemberg.Era o ápice a REforma Protestante que já não podia ser contida por ninguém E que revolução se seguiu! uma nova religião surgiu, infelizmente, incapaz de ser fiel plenamente às virtudes naquela hora resgtas por Lutero e outro inúmeros reformadores. . Mas com certeza, ele não tinha idéia da dimensão daquilo que estava acontecendo. E depois, talvez diante de tudo o que aconteceu depois ele deve ter refletido e dito a frase que se atribui a ele:
“Minha consciência é escrava da Palavra de Deus”.
Muitos anos depois, na América do Norte, um negro decide tbém não se calar. Martin Luther King foi um pastor protestante e ativista político estado-unidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. Se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. Foi morto pq incomodou a muitos.
Hoje, Dourados e todo o mundo ficou sabendo a respeito das falcatruas do então "ar. prefeito" Ari Artuzi, do Vice Carlinhos Cantor( crente), do presidente da câmara, de mais um monte de vereador e secretários. O então secretário de Governo, o jornalista Eleandro Passaia, denunciou toda a quadrilha para a Polícia Federal que fez a limpa na cidade. Mas a coisa ficou tão limpa mesmo que pode ser que Dourados sofra intervenção e seja adminsitrada, pelo menos temporariamente , pelo Dr. Eduardo Rocha, juiz, presidente do Fórum. Pq? por que não sobrou ninguém do Executvio e do Legislativo pra assumir a cadeira deixada pelo Artuzi. Numa entrevista, Passaia explicou pq fez isso, e disse que hj tem algo que ele  não tinha há muito tempo: coração livre. Coração livre...a respeito do coração, das motivações, das intenções, somente Deus é que conhece. Somente Ele conhece o segredo do coração do homem. Mas confesso...fico feliz qdo vejo alguém fazendo isso! Qdo alguém que vive no meio da lama, que descobre que tem duas opções: ou diz que aquilo é lama e que lama não é bom, ou relativisa tudo, dizendo que "se olhar bem, talvez ela seja boa pra pele, pro cabelo...vai saber né?!"
Não sei se ele , o Passaia, tinha a dimensão do que vai ser daqui pra frente. Mas hj, durante o dia, orei várias vezes por ele, pedindo proteção pra Deus por esse moço, pq sei que na política, poucas coisas são perdoadas, ou quqase nada. Sei que Deus de quando em quando, levanta pessoas pra dizer que as coisas não vão bem mesmo, e que precisam ser mudadas. Mas tbém sei, que Deus entrega o povo nas mãos de governantes que tem o mesmo coração do povo. Por isso é que eu penso se adiante espernear tanto...Mas, olha...eu queria que a Dilma fosse assim, como o Passaia, sabe...Talvez, assim, houvesse esperança.
Diante de todo o rebuliço que Dourados passa, eu fico a pensar: não sei se faria como ele, mas fico feliz por que alguém tenna feito, e da forma como foi feito. Por outro lado, lembro que posso dormir com o som alto do vizinho ou em meio a qquer situação adversa pela qual passe. Só não posso dormir se minha consciência estiver fora do peso...
Talvez seja isso que o Passaia tenha feito....Herói???Vilão??? Não sei...o tempo vai dizer se é um ou outro, ou se é alguém que olhou pra si, olhou em volta, olhou pra Deus e disse:
"Eu não posso ir contra minha consciência..."
Que Deus nos ajude. Amém.

Nenhum comentário: